Vinhense Veteranos

Vinhense Veteranos

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

VETERANOS - 5º jogo da época 2009/2010

Informam-se todos os veteranos que o 5º jogo da temporada irá ter lugar no proximo sábado (dia 11-Nov.) pelas 15:30h na localidade de Lorvão.
A concentração dos jogadores está marcada para as 8:30h na Vinha das Pedras (Sede) estando a partida marcada para as 8:45h.
Sem ser a titulo definitivo (ou seja, ainda está sujeito a confirmação) o itinerário da viagem prevê uma paragem para almoço na cidade de Leiria (entre as 11:45h e as 13:00h). A chegada a Lorvão deverá acontecer por volta das 14:30.
Solicita-se pontualidade a todos os jogadores que contem estar presentes.
Para quaisquer situações de ausência, recomenda-se a leitura do mensagem publicada mais abaixo a pedido dos treinadores do grupo.

Breve texto sobre a freguesia de Lorvão:
"Lorvão é uma freguesia pertencente ao concelho de Penacova, na região Centro de Portugal, situada num vale fundo da Serra do Lorvão, repleto de bonita vegetação, bem na margem direita do grande rio Mondego com 25,77 km² de área e 4 220 habitantes (aprox.). O casario serrano vai descendo as encostas deste bonito vale que encerra em si uma longa história, com vestígios de ocupação humana desde a época neolítica, orgulhoso de albergar nos seus domínios um dos mais antigos Mosteiros da Europa; o Mosteiro do Lorvão. De facto, a história de desenvolvimento medieval e moderno da localidade, está intrinsecamente ligada à importância monástica e conventual deste monumento, separados fisicamente por uma pequena ribeira.
Imagem da localidade são os deliciosos doces conventuais originários do Mosteiro, existindo pastelarias próximas que ainda os comercializam, e também a produção dos “Palitos”, feitos originariamente pelas freiras para decorar os bolos e os doces feitos com os produtos regionais, tendo posteriormente passado a ser produzidos pelas criadas e, assim se divulgaram na população e povoações vizinhas.
A época da fundação exacta do Mosteiro de Lorvão tem sido colocada no século VI, mas a data mais provável de sua fundação é na sequência da primeira re-conquista de Coimbra, em 878. No século X, a sua importância era já considerável, e isso manteve-se ao longo de toda a Idade Média. Depois de ter pertencido aos Beneditinos, o mosteiro passou para a Ordem de Cister, por imposição de D. Sancho I e também por envolvimento do Papa Inocêncio III, em 1211.
Nos dias de hoje nas instalações do mosteiro funciona o Hospital Psiquiatrico - Francisco Colaço.

Saudações desportivas.

Sem comentários: