Vinhense Veteranos

Vinhense Veteranos

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Agenda - 1º Jogo dos Veteranos da época 2009/10

No próximo sábado, dia 26-Setembro, a equipa de veteranos do S.C.Vinhense irá ter o 1º jogo da época 2009/10. O jogo terá lugar no campo de futebol do Povoense em Santa Iria da Azóia e a equipa anfitriã será a do Grupo Desportivo Pirescôxe.
É a 1ª vez que o S.C.Vinhense defronta este grupo de veteranos e as expectativas são as melhores, estando também marcado um jantar de convivio oferecido pela equipa local aos intervenientes de ambas as equipas.
A concentração dos jogadores do S.C.Vinhense está marcada para as 16h na sede na Vinha das Pedras. A saída para a localidade de Stª Iria de Azóia será definida no próprio dia do jogo.
Solicita-se assiduidade e pontualidade a todos os elementos do grupo.
As situações de impedimento por quaisquer motivos devem ser comunicadas aos elementos da comissão e/ou aos treinadores Francisco Mestre (mister) e Armando Pinto (adjunto).
Em breve texto sobre a localidade de Pirescôxe:
"...Pirescôxe (ou Pirescouxe, Pirescoche, Piriscouxe, Pires Coche) é uma povoação da freguesia de Santa Iria de Azóia, Concelho de Loures, Distrito de Lisboa. Nela se situa o Castelo de Pirescôxe considerado Imóvel de Interesse Público desde 1961, e onde actualmente funciona um centro cultural. Na povoação nasceu o actual secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
A sua referência é o seu Castelo, erguido em posição dominante sobre uma espécie de promontório de onde se descortina o curso do rio Tejo, trata-se na realidade de uma mansão senhorial, acastelada, típica da nobreza de Portugal em fins da Idade Média. Não se conhece, com segurança, a origem da toponímia, que alguns afirmam ligar-se ao nome de Pêro Escouche e, outros, a um indivíduo de apelido Pires, que coxo, era conhecido como “Pires Coxo”. O chamado Castelo de Pirescoxe remonta ao século XV, quando, em 1442, Nuno Vasques de Castelo Branco e sua esposa, D. Joana Zuzarte, instituíram um morgadio neste local, até então uma quinta da família. Fizeram erguer, desse modo, um paço monumentalmente acastelado, para a sua residência.
A lenda do tesouro de D. Sebastião:
Uma tradição local afirma que se oculta, nas caves do castelo, o tesouro de D. Sebastião (1568-1578), afirmando-se ainda que a última proprietária do imóvel mudou-se por não suportar mais ser incomodada, durante a noite, por curiosos em busca dessa riqueza. António Godinho, um historiador local, afirma que pode haver um fundo de verdade na lenda, uma vez que um dos antigos proprietários do castelo acompanhou aquele soberano na fatídica batalha de Alcácer Quibir..."

Saudações Desportivas!

Sem comentários: