Vinhense Veteranos

Vinhense Veteranos

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

4 perguntas 4 respostas

(Pelo sócio e antigo elemento do Veteranos, José Banastrinha)

Em poucas palavras qual é a sua actual opinião sobre o clube S.C.Vinhense?
J.B: - O Vinhense acaba de iniciar uma nova fase, com novos dirigentes e consequentemente haverá uma renovação de ideias e de vontades que é sempre positivo para um clube que nos últimos anos têm estado estagnado. É verdade que existe crise no movimento associativo do concelho e não só, mas quem pertence aos corpos gerentes de uma colectividade têm que procurar sempre ultrapassar as dificuldades com inteligência, criando novas iniciativas, modificando o que está a funcionar mal e atraindo novas pessoas ao clube. Sei que não é tarefa fácil, mas acredito na motivação das pessoas que fazem parte da nova Direcção.

Qual é a sua opinião sobre o papel/actividade actual dos veteranos do S.C.Vinhense em geral?
J.B: - É difícil para mim falar sobre os Veteranos, devido à forte ligação que tenho a este grupo que com muito orgulho representei durante 15 anos. Mas posso dizer que são os Veteranos os verdadeiros embaixadores do clube, são eles que difundem dignamente o emblema do Vinhense por todo o país e assim devem continuar. Apelo aos jogadores mais antigos para que nunca deixem perder aquela velha mística do “espírito veterano” pela qual eu e muitos outros que por lá jogaram, sempre nos debatemos.

Quais os objectivos que a nivél desportivo, social, patrimonial, etc que gostava de ver alcançados pelo S.C.Vinhense a médio prazo (2 a 3 anos)?
J.B: - No plano desportivo penso que é fundamental que o Vinhense aposte na qualidade dos técnicos. É preciso dar condições de trabalho a quem lidera as equipas, porque só assim se pode ter pessoas com capacidade a trabalhar no futebol.
Na minha opinião falta no Vinhense a categoria de Juniores, o que é uma carência geral no concelho, tanto as equipas de juniores como seniores vão acabando, e por isso a juventude não têm onde continuar a jogar futebol, o que é um erro tremendo. É sabido que o desporto têm um papel fundamental na formação individual da pessoa humana e sobretudo na complicada fase da passagem do adolescente a adulto. Em Alhos Vedros não existe uma única equipa de juniores e na Baixa da Banheira apenas uma. Seniores existe uma em Alhos Vedros e outra na Baixa da Banheira.Todos os clubes apostaram na formação de jogadores e eu pergunto, para jogarem onde?
Socialmente o Vinhense devido à sua situação geográfica têm uma responsabilidade elevada para com as populações à sua volta. Deve orgulhar-se do excelente trabalho no plano desportivo/social que têm feito junto das crianças e jovens mais desfavorecidos do Vale da Amoreira e outros locais, sem receber qualquer apoio. E se o poder local não têm estado atento a esta realidade a Direcção do Vinhense deve chamar-lhe a atenção para isso e reivindicar apoios a quem de direito.

Um "recado" para toda a família vinhense?
J.B:
- Está na hora de unir forças em torno de um projecto que contemple a remodelação do património desportivo do clube. Uma boa sede, uns bons balneários, relva e boa iluminação no campo, é trazer o Vinhense para o século vinte um. Os vinhenses sabem que “a união faz a força” e é o “sonho quem comanda a vida”.

Sem comentários: