Vinhense Veteranos

Vinhense Veteranos

terça-feira, 30 de junho de 2009

Lembrança entre á equipa de veteranos do Vasco da Gama de Sines.

Mais uma obra de artesanato artístico, do amigo Luís Guerreiro-Alhos Vedros, com que presenteámos a equipa visitante dos veteranos do Vasco da Gama de Sines no passado sábado.

O Catraio, também designado catraia é um barco típico do Tejo. É uma embarcação de pouco calado movida a vela, remo ou do tipo canoa motorizada, que se empregava no transporte de passageiros, e que é geralmente manobrada por uma só pessoa, o catraieiro.
Infelizmente, os barcos tradicionais portugueses que apenas usavam remo e vela estão a desaparecer como barcos de trabalho ou até já desapareceram todos. Contudo a ainda existem alguns exemplares de pequena dimensão onde se incluem o catraio do Tejo que entretanto se transformaram em barcos de turismo ou recreio.

Saudações desportivas!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

S.C.Vinhense 1 - Vasco Gama A.C 6


No passado sábado (dia 27) o S.C.Vinhense recebeu no campo da Quinta da Carvalheira a equipa de veteranos do Vasco da Gama de Sines. Para a equipa da casa este jogo foi o ultimo da época 2008/2009 e foi o culminar de um ano de muitas adversidades (por variadas razões) mas também com alguns momentos positivos e bem passados.
Sabia-se de antemão que a equipa do Vasco da Gama era constituída por bons executantes, pois no jogo da "1ª-mão" em Sines criaram imensas dificuldades ao S.C.Vinhense principalmente pela qualidade e circulação de jogo no seu sector intermediário, sem duvida, o melhor da equipa.
A 1ª parte decorreu na sua primeira metade sobre o signo do equilíbrio com o S.C.Vinhense a povoar bem o seu meio campo e a conseguir chegar amiúde á área contraria podendo inclusive marcar numa ou noutra situação. Contudo a equipa visitante teve o mérito de não se desorganizar e progressivamente foi obtendo o controlo da partida sempre através de uma eficiente circulação de bola na transição do meio campo para a linha mais atacante da equipa e durante a 2ª metade do 1º tempo conseguiu criar as melhores oportunidades de golo. Esta fase resultou em 2 golos para a equipa visitante valendo apesar de tudo a boa prestação de Cavaco que com 3 boas intervenções conseguiu evitar o avolumar do resultado.
Para a 2ª parte a estratégia do S.C.Vinhense manteve-se pois apesar do resultado negativo ao intervalo a réplica dada tinha sido de certa forma positiva. Contudo o desenrolar da 2ª etapa veio confirmar a superioridade da equipa visitante com a mesma a chegar ao 3º golo pouco depois do reinicio da partida. O S.C.Vinhense ainda reagiu e haveria de chegar ao golo de honra por intermédio de Rui Branco num lance em que o mesmo apareceu descaído pelo lado esquerdo e com um toque subtil fez a bola passar por cima do guarda redes contrário. A condição física da equipa da casa também foi decaindo á medida que o tempo avançava o que não permitiu que a reacção fosse mais objectiva e eficiente. Desta forma a melhor qualidade de jogo da equipa visitante foi-se acentuando á medida que o tempo avançava e não foi com surpresa que até final da partida haveria de chegar ao golo por mais 3 vezes.
A vitória do Vasco da Gama é inteiramente justa e não merece contestação mas o resultado final penaliza em demasia a equipa local que tudo fez para contrariar o melhor jogo da equipa visitante.
Boa arbitragem do Sr. Guinaldo Ganhão e dos seus auxiliares.

O S.C.Vinhense alinhou com:
Cavaco - Uma mão cheia de boas intervenções. Exibição positiva apesar dos golos sofridos. Um regresso que se saúda.
Chico Matos - Autor de um autogolo ao alcance de poucos tal a qualidade do gesto técnico. Manteve a regularidade do costume e tacticamente cumpriu pelo flanco direito.
Paulo Rosa - Exibição regular sem altos e baixos. Defensivamente não complicou e nos minutos finais avançou no terreno estando perto do golo em 2 situações.
Joaquim Manuel - Claudicou no lance do 1º golo adversário. Anulou vários lances do ataque contrário e tentou com frequência isolar ou desmarcar os colegas com lançamentos logos.
Teixeira - Manteve o nível de exibição dos últimos jogos. Atitude positiva e espírito de equipa fazem parte das suas características.
Banastrinha - O médio mais recuado da equipa. Sentiu dificuldades pois ocupou os espaços do melhor sector da equipa adversária. Exibição regular com boa entrega ao jogo.
Carlos Fazendeiro - Uma exibição á imagem da equipa, ou seja, sem altos e baixos. Denotou espírito de equipa com uma atitude positiva e boa entrega ao jogo.
Bruno Lopes - Bem marcado pelos adversários não teve espaços para "alargar" o seu jogo. Apareceu a espaços e as melhores jogadas da equipa passaram pelos seus pés.
Fábio - Médio mais descaído para a direita não teve muitas "bolas" para dar seguimento ao jogo ofensivo. A entrega foi positiva e tacticamente esteve melhor que em jogos anteriores.
Rui Branco - Exibição esforçada e de muita entrega. Canalizou todo o jogo ofensivo pelo flanco esquerdo. Foi o médio mais solicitado e teve nos pés as melhores oportunidades da equipa. Marcou um golo.
Vitinha - Um regresso que se saúda. Compensa em técnica o que falta em velocidade. Tacticamente esteve bem e jogou preferencialmente ao 1º toque em tabelas com os médios.
Augusto Daroeira - Entrou ao intervalo e manteve o nível de exibição do costume ou seja, jogou simples, fechou bem o seu flanco e sempre que podia apareceu na frente para criar desequilíbrios.
Bruno Campos - A sua entrada veio criar algumas dificuldades de marcação á equipa adversária, contudo a sua condição física não é a melhor e depressa claudicou nesse aspecto. De resto boa entrega ao jogo.

A exemplo de jogos anteriores entre estas 2 equipas, no final a equipa do S.C.Vinhense presenteou a simpática equipa do Vasco da Gama com um jantar de convívio no restaurante Leman na Baixa da Banheira. Como é hábito o ambiente foi o mais salutar possível ficando também em aberto e sujeito a confirmação breve a realização de mais 2 jogos já para a próxima época.
Saudações desportivas.

domingo, 28 de junho de 2009

Torneio Luís Boa Morte - 2ª derrota retira hipóteses de apuramento

GT CAR - 5 vs SC VINHENSE - 1

Na 4ª jornada, os veteranos do S.C.Vinhense obtiveram a 2ª derrota na competição, o que veio retirar quaisquer hipóteses de apuramento da equipa para a 2ª fase da competição (quartos de final). O adversário foi a forte equipa do GT CAR e o jogo teve lugar no passado dia 22-Jun. (2ª-feira),

"Este era um jogo que assumia carácter decisivo para ambas as equipas, pois as duas tinham de ganhar para assegurar já uma vaga na fase seguinte sem terem de depender de ninguém, Sabendo disso a equipa do GT Car entrou a todo o gás e não admirou que chegasse ao 2-0, reagiu muito bem a equipa do S.C.Vinhense, que ainda consegui reduzir, mas os homens do GT Car vinham dispostos a não facilitar e contando com a excelente exibição do experiente Machado, controlaram sempre o jogo acabando por ganhar confortavelmente."
Classificação final do Grupo D
1º GT CAR - 7 pontos
2º Américo C. Rolo - 7 pontos
3º Churrasqueira "O Forno" - 6 Pontos
4º S.C.Vinhense - 6 pontos
5º Transgráfica - 3 pontos

Fonte: http://www.lboamorte.com/

quinta-feira, 25 de junho de 2009

AGENDA para o proximo fim de semana.

Máquina do Tempo!

Veteranos do S.C.Vinhense regressam ás vitórias no Torneio Luis Boa Morte


S.C.Vinhense 3 - Transgráfica 1

Os veteranos do S.C.Vinhense regressaram ás vitorias na 3ª jornada do Torneio Luis Boa Morte que se disputa no Seixal. O jogo teve lugar na passada 4ª-feira, dia 17-Junho
"Já parece ser sina, qualquer jogo em que a equipa do SC Vinhense participa é sempre um jogo emotivo e com incerteza no resultado final e esta partida também não fugiu à regra e neste jogo apesar de ter feito uma exibição segura e com personalidade estando sempre na frente do marcador, apanhou pela frente um valoroso adversário a Transgráfica, que até ao apito final lutou para ganhar o jogo, enaltecendo assim o jogo e a própria vitória do SC Vinhense. "

quarta-feira, 24 de junho de 2009

domingo, 21 de junho de 2009

Veteranos - Derrota na Caparica sobre intenso calor.

G.D. Pescadores C.C 6
Sporting C. Vinhense 4

Num dia de intenso calor que convidava mais para uma ida á praia do que para a pratica do futebol, os veteranos do S.C.Vinhense deslocaram-se no passado sábado á localidade da Costa da Caparica para defrontar a equipa local dos Pescadores.
Só com a presença de 7 elementos dos veteranos do S.C.Vinhense foi necessário recorrer á amabilidade da equipa local que disponibilizou de imediato 3 elementos para "equilibrar" as forças.
A 1ª parte foi equilibrada com o S.C.Vinhense a dispor das melhores oportunidades e a equipa local a responder com perigosos lances de envolvimento onde os médios vindos de trás criavam desequilíbrios na defesa do S.C.Vinhense. A equipa local começou por se adiantar no marcador, respondendo o S.C.Vinhense quase de imediato com a obtenção de 3 golos por intermédio de Hugo, Joaquim Manuel e Banastrinha. Já perto do final da 1ª etapa a equipa local reduziria o marcador para 2-3, vindo colocar justiça no resultado em face das incidências do jogo.
Para o 2º tempo o intenso calor começou a fazer "mossa" sobre todos os jogadores e quebra física foi uma realidade sobre todos os jogadores. No entanto a equipa local em face dos muitos espaços que começaram a existir e através de uma eficiente circulação de bola entre os seus jogadores foram aparecendo com frequência junto da área de Vasco e nalguns desses lances conseguiram obter vários golos (4 no total na 2ª parte). O S.C.Vinhense respondeu com um único golo nesta 2ª parte obtido por Augusto na sequência de um pontapé de canto directo, que na altura colocava o resultado numa igualdade a 4 golos. Ficou também na memoria uma mão cheia de lances onde o S.C.Vinhense poderia ter aproveitado para colocar o resultado com números bem mais equilibrados. No entanto as forças já não abundavam e o mais importante foi a disponibilidade demonstrada por todos na representação das cores do S.C.Vinhense. A arbitragem esteve em bom plano.
O S.C.Vinhnese alinhou com:
Vasco - Sem culpa nos golos sofridos. Evitou mais alguns.
Chico Matos - Exibição positiva dentro do que tem sido as suas ultimas prestações.
Joaquim Manuel - Marcou um golo de belo efeito. De resto jogou q.b. um pouco abaixo do habitual.
Augusto Daroeira - Jogou fora da sua posição habitual. De uma forma geral cumpriu e marcou um golo de canto directo.
Rato - Elemento emprestado mas com boa entrega ao jogo. Cumpriu de forma positiva
"Jafé" - Idem. Bons pés e enquanto teve forças foi uma mais valia na luta a meio campo.
Hugo - Tacticamente melhor que o habitual. Marcou um golo onde demonstrou instinto de oportunidade.
Zé Banastrinha - Descaído para o lado esquerdo este tacticamente bem e marcou um golo onde sobressaiu a boa leitura de jogo.
Pedro Marques - Muito rematador mas de sucesso reduzido. Correu muito e esteve nas jogadas de maior perigo da equipa. Merecia o golo.
Abreu - 3º elemento "emprestado". Jogou solto na frente e fez uso da sua melhor característica, "a velocidade". Esteve perto do golo.
Para finalizar uma palavra de apreço para os 3 elementos da equipa local que se disponibilizaram para equipar com as cores do S.C.Vinhense. Aos 3 elementos em questão o nosso OBRIGADO.
Informa-se ainda todos os veteranos que o ultimo jogo da época terá lugar no próximo sábado na Vinha das Pedras e o adversário será o Vasco da Gama de Sines.
Saudações desportivas.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Veteranos - Agenda para o próximo fim-de-semana.

Concentração na Sede do Clube na Vinha das Pedras marcada para as 15:30h.
Solicita-se aos elementos veteranos que confirmem (via SMS) ao Augusto a sua presença ou ausência.
Saudações desportivas!

Máquina do Tempo!

Equipa de Séniores do S.C.Vinhense de finais dos anos 70, principios dos anos 80.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

domingo, 14 de junho de 2009

Torneio Luís Boa Morte - Derrota a 7 segundos do fim!


AMÉRICO COSTA E ROLO 4 - S.C.VINHENSE 3

Não correu de feição o 2º jogo da equipa do veteranos do S.C.Vinhense no torneio Luís Boa Morte no Seixal no passado dia 11 de Junho (5ª-feira).
"Este era o jogo de estreia dos vice-campeões da edição transacta e apesar de terem só 5 jogadores controlaram o jogo quase até ao fim, sendo traídos quase nos últimos minutos não só pelo cansaço e esforço despendido mas também pela atitude da equipa do VINHENSE que apesar do maior domínio do adversário acreditou sempre que era possível, e depois de estar a perder por 2-0, consegui reduzir e mais tarde empatar o jogo a três, quando tudo parecia decidido apareceu o génio de João Anacleto MVP, do torneio anterior, que a 7 seg. do final transformou uma reposição lateral num remate indefensável fazendo o 4º golo da sua equipa e o seu 4º golo do jogo dando uma vitória justa aos homens do AMÉRICO COSTA E ROLO".

Estreia positiva do S.C.Vinhense no Torneio Luís Boa Morte

CHURRASQUEIRA “O FORNO” 1 - S.C.VINHENSE 2
Começou da melhor maneira a prestação da equipa de veteranos do S.C.Vinhense no Torneio Luís Boa Morte a decorrer no Seixal. No passado dia 8, o adversário foi a "Churrasqueira O Forno"
"...se este fosse um jogo de campeonato diríamos, que era um derby, tal a intensidade e a rivalidade que cada lance era disputado, pelos jogadores de ambas as equipas. Mas à parte disso, foi um jogo muito equilibrado, aguerrido com as equipas por vezes a jogarem mais com o coração do que com a cabeça, foram mais felizes os homens do S.C.Vinhense que com maior eficácia acabaram por ganhar o jogo. "

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Academia Futebol S.C.Vinhense

É já a partir do próximo dia 17 de Junho, que o S.C. Vinhense dará mais um passo em direcção ao Futuro e por sua vez ao crescimento da grande familia que é o Vinhense. Com a criação da "Academia para os mais Novos" para idades compreendidas entre os 4 e os 8 anos, o Vinhense espera duplicar o numero de jovens a praticar desporto.
Para qualquer tipo de pedido de informações o clube tem dois telefones disponiveis:

933716044
934388287

Junta-te a nós e ajuda a aumentar o rugido do novo leão


Miguel Lopes SCV

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Fora de Campo (Marchas Populares 2009)

Tal como em 2008, a SFRUA vai organizar nos dias 13 e 20 de Junho de 2009, pelas 21:30h as MARCHAS POPULARES.


O local é na praça da Republica junto ao coreto e á sede da "velhinha"


Compareça e venha divertir-se!



4ª-feira de HUMOR !!!


segunda-feira, 8 de junho de 2009

Veteranos - Sabor a injustiça na derrota no Municipal do Vale da Amoreira!

No passado sábado (dia 8-Jun-09) os veteranos do S.C.Vinhense deslocaram-se ao Municipal do Vale da Amoreira para jogar contra a equipa (também de veteranos) do Desportivo de Portugal.
A tarde apresentava-se propicia para a pratica do futebol e apesar de o S.C.Vinhense se apresentar desfalcado de muito elementos a equipa teve um comportamento exemplar mesmo com o resultado final não ter sido favorável.
Na 1ª parte do jogo (assim como em todo o restante) não houve supremacia de uma equipa sobre a outra, ou seja, o equilíbrio foi uma constante ao longo dos 90 minutos. O S.C.Vinhense apresentou novamente um meio-campo povoado na zona central com 4 elementos de modo a ganhar maior ascendente e na frente colocou 2 jogadores soltos com o objectivo de criar mais dificuldades de marcação á defesa contrária. A equipa adversária, constituída também por bons jogadores na zona intermediaria da equipa, apostou mais nas jogadas pelo flanco direito. De uma maneira geral as equipas encaixaram bem uma na outra e as defesas foram-se superiorizando aos ataques. Desta forma o empate a "zero" registado ao intervalo adequava-se ao desenrolar do encontro com os guarda redes a terem pouco trabalho.
Para a 2ª parte as características do encontro mantiveram-se com as equipas a manterem os mesmos esquemas. Perto do 1º quarto de hora desta 2ª parte, o S.C.Vinhense haveria de chegar ao golo por intermédio de Lima no seguimento de uma jogada individual onde a sua insistência deu frutos num lance "meio remate, meio cruzamento" que apanhou o guarda redes local desprevenido. Pouco depois a resposta do Desportivo de Portugal chegou com um golo antecedido de um fora-de-jogo nitido que o auxiliar não sancionou. Este golo não veio desmotivar nem desorganizar a equipa do S.C.Vinhense que continuou a manter a mesma atitude e o mesmo esquema. Até final há a registar o 2º golo da equipa local aproveitando um erro do defesa do S.C.Vinhense que podia (e devia) ter abordado o lance de uma forma mais eficiente. O tempo que restava para o fim não era muito mas o S.C.Vinhense subiu mais no terreno e começou a jogar mais no meio campo contrário, passando o Desportivo de Portugal a jogar basicamente em contra-ataque. As ultimas oportunidades pertenceram ao S.C.Vinhense com Pedro Marques, no ultimo lance do encontro a rematar por cima da barra.
O resultado mais justo para aquilo que aconteceu em campo seria o empate (com golos) pois no global não houve nenhuma equipa a superiorizar-se á outra de forma evidente. O S.C.Vinhense foi uma equipa sem sorte pois teve um baixo índice de aproveitamento das poucas oportunidades criadas para além de sofrer um golo em fora de jogo e no outro houve a infelicidade do seu defesa.
De salientar também o fairplay demonstrado pelos jogadores de ambas as equipas. Boa arbitragem.


O S.C.Vinhense alinhou com:

Vasco Coelho - Nada podia fazer nos golos. Bem entre e a sair dos postes. Seguro a jogar com os pés.
Chico Matos - A regularidade do costume. Tacticamente inrepreensivél. Não deu quaisquer veleidades pelo seu flanco. Boa gestão do esforço.
Paulo Rosa - Exibição positiva. Bem a jogar solto e a dobrar os colegas. Jogou simples e não inventou.
Joaquim Manuel - Infeliz no lance do 2º golo do adversário. De resto esteve bem recuperando muitas bolas.
Augusto Daroeira - Recuperou da lesão. Jogou simples e fechou eficientemente o seu flanco. Um regresso que se saúda.
Zé Banastrinha - Bom sentido posicional e bem na marcação. Recuperou muitas bolas e denotou bom entendimento com Carlos Fazendeiro.
Carlos Fazendeiro - Fisicamente está melhor. Pautou o jogo a meio campo e esteve bem no capitulo do passe. Boa exibição.
Pedro Marques - Agarra-se em demasia á bola em alguns lances. Falta-lhe jogar mais para o colectivo. De resto correu bastante, aguerrido e esteve perto de marcar.
Bruno Lopes - Tacticamente "agarrado" ao lado esquerdo. Não comprometeu mas não teve a acutilância do costume. Dispôs de uma ou outra situação para golo.
Teixeira - Preocupou-se (e bem) em fechar o flanco direito no apoio a Chico Matos. A entrega do costume com muita "garra".
Lima - O "vagabundo" solto da frente de ataque.Tentou fugir á marcação. Algo inconsequente nalgumas iniciativas individuais. Marcou um golo de belo efeito.
Vassily - Algo indisciplinado tacticamente. Boa entrega ao jogo na vontade de ajudar a equipa.
Diamantino - Uma estreia na equipa. Denotou falta de ritmo provavelmente fruto da falta de jogos. Contudo jogou simples e não complicou na estratégia da equipa.
Saudações desportivas!

domingo, 7 de junho de 2009

Treinos de Captação no S.C.Vinhense

Se gostas de Futebol, de fazer novos amigos toma atenção pois vão ter ínicio e por um período de 2 semanas, os treinos livres de captação para ínicio de preparação da época 2009/2010 dos escalões de formação (Escolas, Infantis e Iniciados) do Sporting Clube Vinhense.



Escolas (Nascidos em 1999/2000/2001) - 2ªs e 4ºas Feiras
Infantis (Nascidos em 1997/1998) - 2ªs e 4ºs. Feiras
Iniciados (nascidos em 1995/1996) - 3ªs e 5ªs. Feiras.

A partir do próximo dia 15 de Junho de 2009, cá estaremos á tua espera.

Divulga, Aparece e trás um amigo nós esperamos por ti pois já se ouve o "O Rugido do Leão"

quinta-feira, 4 de junho de 2009

AGENDA para o próximo fim de semana.

Por motivos alheios ao S.C.Vinhense, a equipa de veteranos do Vasco da Gama de Sines não tem disponibilidade para se deslocar á Vinha das Pedras no próximo sábado conforme estava calendarizado. O jogo em questão ficou então adiado para dia 27 deste mês (sábado).
Entretanto como alternativa foi possível marcar um jogo com os veteranos do Desportivo de Portugal a disputar no Municipal do Vale da Amoreira com inicio previsto para as 17 horas.
Concentração na Vinha das Pedras ás 16:15h ou no Vale da Amoreira ás 16:30h.
Solicita-se a todos os veteranos do S.C.Vinhense que confirmem (via SMS) ao Augusto a sua presença (ou não).
Saudações Desportivas!

Máquina do Tempo!

Equipa de veteranos do S.C.Vinhense que esteve presente na única deslocação á Academia do Sporting Clube de Portugal. Tal aconteceu na época 2004/2005 e o adversário foi a equipa do Clube de Sargentos da Armada (C.S.A).
Em cima:
Carlos Pereira, Chico Pires, Rui Guerreiro, Fialho, Fragata, Rui Pedro, Barbosa, Pedro Chemegas, Paulo Rosa, Chico Matos, José Cavaco e Armando Pinto
Em baixo;
Zé Luís, Rui Bencaleiro, Carlos Fazendeiro, João Rolo, Eduardo Jorge, Guinaldo Ganhão, Raúl, Joaquim Manuel, Tó Monteiro, Zé Banastrinha e José Varandas
O resultado final saldou-se por um empate a "zero" mas ficou para a história esta deslocação a um local com magnificas condições para a pratica do futebol. Inclusive o mesmo local serviu na época anterior de quartel general á Selecção Nacional Portuguesa de Futebol durante o Euro 2004.
Contudo este não foi o único jogo com o C.S.A. Há a registar o seguinte;
1) na época de 2002/03 jogámos com a equipa do C.S.A. (Clube Sargentos da Armada), no Alfeite, no dia 23-Nov-02 cujo resultado foi a vitória do S.C.Vinhense por 3-2.
2) no dia 08-Fev-03 recebemos, na Vinha das Pedras, o C.S.A. e perdemos por 3-0.
3) na época de 2004/05 recebemos na Academia Puma (S.C.Portugal) em Alcochete, no dia 19-Mar-05 a equipa do C.S.A. e o resultado final foi de 0-0.
4) no dia 16-Abr-05 deslocámos-nos ao Alfeite e conseguimos mais uma vitória por 4-2
Saudações Desportivas!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Torneio Luís Boa Morte em Futsal - PLANTEL do S.C.Vinhense.

O S.C.Vinhense irá estar representado no Torneio de Futsal Luís Boa Morte na classe de Veteranos no Seixal com os seguinte jogadores:

Chico Pires - guarda redes (jogador-treinador)
Vitinha
Paulo Guerreiro
Rui Branco
Zé Banastrinha (jogador e treinador adjunto)
João Ganhão
António Maia
Hugo
Pascoal
Miguel Feio
João Rolo

O grupo de veteranos do S.C.Vinhense deseja votos de boas exibições sempre com o lema do fairplay e que consigam atingir os objectivos a que se prepõem.

Saudações desportivas!

4ª-feira de HUMOR !!!


Haja Touro!!

Azulejo oferecido ao F.C.Goleganense


No jantar de confraternização oferecido pelos Veteranos do S.C.Vinhense ao grupo do F.C.Goleganense no passado sábado, dia 30-Maio, foi oferecido como lembrança á simpática equipa visitante mais um azulejo alusivo á historia da Vila de Alhos Vedros, mais concretamente o Pelourinho localizado na principal praça no centro da localidade.
Esta obra faz parte da encomenda feita pelos veteranos do S.C.Vinhense á Azulejaria Artística Guerreiro com sede em Alhos Vedros.

"...classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto 23 122, DG 231 de 11/10/1933. o Pelourinho evoca os tempos em que Alhos Vedros foi sede do território circundante. A sua construção deve situar-se pela segunda década do século XVI, imediatamente após a concessão de foral, passada por D. Manuel a 15 de Dezembro de 1514. De facto, são vários os elementos manuelinos que podemos encontrar nesta obra, reveladores de grande homogeneidade cronológica e artística. O principal (pelo maior impacto visual que tem), é o primeiro degrau em que se assenta o monumento (dos três que formam a plataforma), de perfil circular e decorado com "grosso calabre ao jeito manuelino" (MALAFAIA, 1997, p.83), de duplo toro entrançado. Segue-se a base, quadrangular, mas de moldura octogonal de faces reentrantes, tão característica das bases de colunas e de arquivoltas dos portais das primeiras décadas do século XVI. O fuste é monolítico e octogonal, terminando num pequeno capitel tronco-piramidal antecedido por dupla moldura. O coroamento é relativamente simples, com peça única de terminação piramidal, sobre a qual se apoia uma composição de ferro, com esfera armilar e uma seta orientada para Ocidente. o Pelourinho é a marca distintiva do antigo estatuto de Alhos Vedros como sede municipal, prerrogativa extinta em 1855, altura em que passou a integrar o concelho da Moita. Ainda antes, em 1834, a vila deixara de ser propriedade da Ordem de Santiago, facto que se revelou decisivo para a integração desta parcela de território na unidade centralizada a partir da Moita. Só muito recentemente o Pelourinho foi alvo de alguma atenção. Classificado em 1933, data de 1980 o arranjo do espaço envolvente, com definição de um jardim na direcção do Hospital da Misericórdia e das traseiras da Igreja Matriz, beneficiação urbanística que se revelou fundamental para uma maior monumentalidade da obra. ..."

Fonte:www.IPPAR.pt

terça-feira, 2 de junho de 2009

Torneio Luís Boa Morte - 4ª presença

Pela 4ª vez consecutiva o S.C.Vinhense irá estar presente na V edição do Torneio Luís Boa Morte de Futsal e em veteranos no Seixal.
A exemplo das edições anteriores, os jogos terão lugar no Pavilhão do Seixal Futebol Clube.
Nas duas primeiras presenças na prova o S.C.Vinhense conseguiu atingir a final da competição tendo infelizmente sido derrotado nesses jogos mas com prestações dignas e prestigiantes. Na edição do ano passado (2008) a equipa conseguiu atingir as meias finais onde só foi eliminado na marcação das grandes penalidade.
O calendário da 1ª fase já está definido com o S.C.Vinhense a ficar no grupo D (ver acima).
Nesta 1ª fase os jogos do S.C.Vinhense estão marcados para os dias 08, 11, 17 e 22 de Junho.
Assim que for possível será colocado neste Blog o nome dos elementos que fazem parte do plantel que irá representar o S.C.Vinhense.
Irá também fazer-se os possíveis para que a informação mais completa acerca da prestação da equipa seja aqui (neste Blog) devidamente e atempadamente publicada.
Saudações Desportivas!

Veteranos - Atitude positiva contribui para nova vitória!

No passado sábado (dia 30-Maio) o S.C.Vinhense foi o anfitrião da equipa de veteranos do F.C. Goleganense no seu próprio campo na Qta da Carvalheira. A tarde foi de muito calor, daí que o inicio atrasado para as 18h (por motivos alheios aos veteranos) tivesse acabado por ser benéfico.
Apesar de desfalcado de muitos elementos importantes na estratégia da equipa, o S.C.Vinhense apresentou-se com a atitude digna do costume, ou seja, com a vitória como objectivo mas sempre dentro do âmbito do fair play e espírito de camaradagem que é (e deverá ser sempre) uma caracteristica das equipas de veteranos.
A 1º parte foi muito equilibrada e disputada a meio campo com a S.C.Vinhense a ter ligeira vantagem pois povoou esta área com 3 jogadores (Zé Banastrinha, Carlos Fazendeiro e Rui Branco) contra 2 elementos da equipa adversária. Esta vantagem numérica e posicional foi importante pois permitiu anular logo aí muitas jogadas (ou o inicio das mesmas) de ataque da equipa do Goleganense. A defesa também se apresentou segura com Chico Matos a fechar bem o lado direito e Pinto no lado esquerdo a seguir o mesmo exemplo. No centro Paulo Rosa e Joaquim Manuel iam dando boa conta do recado, contribuindo para a tarde tranquila do guarda redes Lima. Nas alas Fábio e Teixeira estiverem bem tacticamente não permitindo que a equipa contrária saísse a jogar. Na frente Tonhão jogou muito (e bem) sem bola abrindo espaços na defesa contrária.. As situações de golo foram raras tendo pertencido ao S.C.Vinhense as mais importantes. O único golo desta 1ª etapa chegou á passagem da meia hora por intermédio de Pinto com um remate rasteiro e após um bom cruzamento de Chico Matos do lado direito. A vantagem do S.C.Vinhense por 1 golo ao intervalo era justa pois foi a equipa que mais perigo criou junto da baliza contrária enquanto que Lima teve um primeiro tempo sem sobressaltos.
Para a 2ª parte não houve alterações (Augusto recupera ainda de lesão) e o cariz do jogo não se alterou, ou seja o S.C.Vinhense foi sempre mais perigoso, apesar da quebra física registada em face da ausência de elementos para efectuar substituições. As oportunidades de golo continuaram a ser raras e a boa organização do S.C.Vinhense permitiu manter as suas redes invioladas. Como corolário desta boa exibição, o 2º golo da equipa (o da tranquilidade) chegou com naturalidade á passagem dos 20 minutos por intermédio de Rui Branco (boa exibição) que após se isolar em velocidade rematou cruzado rasteiro fazendo a bola entrar junto ao poste direito da baliza á guarda do guardião da equipa visitante. Até final não houve mais golos e o S.C.Vinhense acabou por ser um vencedor justo com os seus jogadores a terem uma atitude positiva na forma como encararam o jogo e respeitaram o adversário.
Boa arbitragem do Sr. Ferro e seus auxiliares.
Este jogo teve direito a uma 3ª parte no lugar do costume, ou seja no Restaurante Leman na Baixa da Banheira. As informações que chegaram é que correu tudo de forma positiva com a boa disposição do costume. De lamentar apenas algumas ausências (a maioria justificada) de elementos da equipa anfitriã.

O S.C.Vinhense alinhou com:
Lima - Tarde tranquila com pouco trabalho. Sempre bem nas poucas vezes que foi chamado a intervir
Chico Matos - Mantêm a regularidade a defender e a subir pelo seu flanco. Jogou simples e melhorou no pormenor do passe.
Paulo Rosa - Arriscou em demasia nalguns lances de 1 para 1 mas em todos saiu bem. Fechou bem a entrada da sua área

Joaquim Manuel - Não complicou e ganhou a maioria dos lances que disputou. Contribuiu para a tarde tranquila de Lima
Pinto - Uma agradável surpresa pois foi um convidado de ultima hora. Marcou 1 golo, esteve bem a defender o seu flanco e ofensivamente sai bem a jogar.
Zé Banastrinha - A qualidade posicional do costume, boa entrega e muitas bolas recuperadas ao adversário.

Carlos Fazendeiro - Voltou á posição de origem e melhorou muito o seu jogo. Combinou bem com os colegas de sector e contribuiu para a supremacia da equipa no jogo a meio-campo.
Rui Branco - Boa condição física e foi o elo de ligação entre o meio campo e o ataque. Esteve nos melhores lances da equipa. Fez o golo da tranquilidade.
Teixeira - Têm feito uma época em crescendo tanto física como tacticamente. Falta-lhe controlar a "ansiedade" no modo como encara os lances.
Fábio - Bem a fechar o seu flanco e a apoiar o defesa esquerdo. Tacticamente melhor em relação aos jogos mais recentes. Bem a subir e a cruzar para a área.
Tonhão - Mais movel do que é habitual não se dando á marcação, esteve exemplar na forma como jogou sem bola abrindo espaços para os colegas.
Augusto Daroeira - Não jogou por precaução pois recupera de lesão antiga, mas como arbitro auxiliar esteve exemplar.


Saudações desportivas!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Torneios de Iniciados / Primavera 2009 e o Torneio / Liga Fut 7

Terminaram no fim de semana de 30 e 31 de Maio os Torneios de Iniciados / Primavera 2009 e o Torneio / Liga Fut 7, organizados pelo Sporting Clube Vinhense.

Torneio de Iniciados
Na ultima jornada do torneio estava em disputa o 1º lugar , no jogo Moitense - Fabril, jogo intensamente disputado, dentro e fora de campo, especialmente pelos responsáveis técnicos das duas equipas, o jogo acabaria empatado a uma bola, dando vantagem ao Fabril, que dispunha de uma melhor diferença de golos.
No 2º jogo do dia, O Lavradiense levou de vencida a equipa do Vinhense por 5 - 0, deixando assim o último lugar para a equipa da casa.

Torneio de Fut 7
Realizaram-se no sábado dia 30/5 , os jogos das meias finais, tendo na 1ª meia-final o Café Europa eliminado o Vinhense ao vencer por 6 - 4.
Na 2ª meia-final o jogo terminou empata a dois, saíndo o Banheirense vencedor ao marcar 3 grandes penalidades contra uma da equipa do Vale da Amoreira.

No Domingo dia 31 realizou-se realizou-se apenas o jogo da final, porque para o jogo de atribuição do 3º e 4º lugar a equipa do Vale da Amoreira, não compareceu, com esta atitude, acabou por ser prejudicado o seu jovem guardião junior, que teria sido o melhor guarda-redes do torneio, a equipa do Vale da Amoreira, acabou por ser desclassificada, por decisão da organização. Em relação à final assistimos a um excelente e emotivo jogo, que terminou empatado a uma bola, tendo sido decidido na marcação de grandes penalidades, com o Café Europa a ser mais feliz, sagrando-se o vencedor do torneio deixando o 2º lugar para a equipa do Banheirense.

Quanto aos restantes prémios,
Troféu fair-play, foi ganho pela equipa do Vinhense,
Melhor Marcador, Luis Rodrigues do Café Europa com 10 golos,
Melhor guarda-redes, foi atribuido a Pedro Rodrigues do Banheirense,
Finalmente o prémio simpatia foi atribuido ao delegado do Banheirense , Paulo, que pela atitude mantida demonstrada durante o Torneio bem o mereceu.

Um fim de semana cheio de futebol no Campo de Jogos Quinta da Carvalheira, em Alhos Vedros, proporcionado pelo Sporting Clube Vinhense.